Especialização em Enfermagem do Trabalho



A especialização em Enfermagem do Trabalho pode ser uma novidade para muitos, sobretudo para aqueles que estão fora da área da saúde, mas para quem acompanha e atende desde cedo às necessidades deste segmento, em diferentes ambientes e níveis de atenção, bem como promove a qualidade de vida onde atua, sabe bem do seu papel social como gestor e como referência das ações nos níveis privados e públicos.

Em Alagoas, pensar em Saúde do Trabalhador vem logo em mente como destaque, a enfermeira Lea Cynthia Barros Calheiros, considerada um marco nesta área. Ela que está há mais de 30 anos neste seguimento coleciona vitórias ao longo do caminho, entre elas, uma comenda de honra ao mérito de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), em reconhecimento pelos significantes serviços prestados por mais de três décadas ao setor, em prol da causa prevencionista. Isso mesmo, Lea é a única enfermeira alagoana a receber esta condecoração e a quarta no Brasil. Evento ocorrido em 2011.

A enfermeira traz na bagagem um vasto currículo, atualmente é representante da Anent – Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho seccional Alagoas, Superintendente da Cooperativa de Enfermagem de Alagoas (Coopeal), representante das cooperativas do ramo de saúde em Alagoas e das cooperativas de enfermagem no Brasil. Além de coordenar e lecionar no curso de especialização de Enfermagem do Trabalho na Escola Santa Bárbara, em Maceió e na disciplina de saúde coletiva. Representa a categoria da Enfermagem na Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST